quarta-feira, 28 de abril de 2021

INFORMATICA EM EDUCAÇÃO - EAD UNIRIO - O QUE TEMOS APRENDIDO

Como aluna do 3° periodo do curso de Pedagogia da Unirio, consorcio CEDERJ, na modalidade EAD, estamos neste momento estudando sobre como aplicar a informática de forma prática e funcional na educação. Sabemos que as plataformas digitais e suas multiplas ferramentas, que nos auxiliam no processo educacional estão ai há algum tempo, mas no momento em que vivemos, com muitos alunos precisando quase 100% de aulas on line é de suma importância o ensino e aprendizado cada vez mais ampliado desta matéria. 

Ao longo deste ano, desde fevereiro estamos entrando cada vez mais no mundo dos app do GOOGLE, em busca de um caminhar que nos torne como profissionais da educação capacitados para trilhar um caminho sem volta do letramento digital. 

No decorrer do período já realizamos uma serie de atividades praticas e muito criativas e enriquecedoras. Utilizando e concentrando a postagem das solicitaçoes de atividades em um grupo criado no Facebook, as aulas sao baseadas em discussoes teoricas e leituras e realizaçao de atividades praticas. 

Já vimos conceitos como Cibercultura e como a pratica docente muda a cada momento por estar inserido nela, a questão do letramento digital e a necessidade urgente de que os nós profissionais da educação estejamos nos aperfeiçoando, estudando e utilizando das TICs de forma a auxiliar nossa didática, complementar e facilitar o processo de ensino aprendizagem. Pudemos fazer uma pesquisa sobre os programas que  estão disponíveis para as escolas, para realização de aulas e avaliações. Descobrimos que foram muitas opções e muitas nunca tinha ouvido falar, aliás, a maioria, como o Suprema. 

Participamos também de uma videoconferência muito interessante sobre alguns temas pela plataforma meet, com grandes contribuições do alunos  sobre o tema de ciberbulling e zoombullying e a questão da privacidade na sala de aula virtual. 

Também foi utilizado o google forms na realização de uma tarefa que era responder a um questionário, sempre fazendo a ponte entre o grupo do Facebook, o conteúdo teórico postado no ambiente virtual da plataforma CEDERJ e as atividades práticas nos app. 

De fato tem sido muito enriquecedor e prazerosa a forma como tem sido conduzida as aulas, trazendo o que há de mais novo no ambiente virtual, fazendo com que possamos nos familiarizar com esses recursos, pensar como usa-los da melhor forma e ampliar nossos horizontes como educadores, pensando além da sala de aula  física e métodos tradicionais de ensino, nos abrindo para o novo e inevitável processo do letramento digital. É um novo tempo. 

Segue abaixo uma palestra do Reitor da Faculdade de Lisboa, Antonio Nova sobre um dos pontos estudados neste periodo: os desafios do trabalho do professor nesses novos tempos de aprendizagem.




10 comentários:

  1. Oi, Dani! Tudo bem? Primeiramente parabéns pelo design do seu blog. Adorei, de verdade, e obrigada por compartilhar a palestra conosco! Também tenho gostado da forma como a disciplina tem sido conduzida. Estou aprendendo muito também. ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani!!!! Adorei o visual do deu Blog, ficou lindo. Gostei de quando você fala da necessidade dos professores da educação se aperfeiçoar e utilizar as TICs para facilitar o ensino e a aprendizagem. Obrigada por compartilhar a palestra 😍

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Achei muito pertinente a sua postagem quando fala do momento que vivemos. Realmente nunca foi tão importante o ensino das tecnologias, onde hoje o ensino remoto é tão necessário. Parabéns pela postagem e pela sensibilidade com o tema.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sua síntese sobre o curso foi muito completa e, como colega de turma, creio que você tenha contemplado muito bem os conteúdos e métodos do curso. De fato, a disciplina Informática em Educação tem contribuído muito para nossa formação e nos desafiado a ter abertura à apropriação dos diversos letramentos digitais. É um caminho sem volta! Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Daniele também considero muito enriquecedor a forma como estão dispostas as tarefas, e analisando o seu blog, também acho e descrevi no meu, que são atividades que levaremos para a vida pós graduação.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daniele! De fato, o Profissional da Educação que não se atualizar e não fizer uso dessas novas tecnologias digitais para interagir com os seus alunos, deixará muito a desejar em sala de aula. O processo de ensino-aprendizagem precisa caminhar junto com as novas tecnologias, do contrário, não supriremos, como futuros docentes, as necessidades de conhecimento dos alunos e nem suas expectativas.

    ResponderExcluir
  7. Daniele amei o registro do uso da fotografia como ferramenta de educação. Sua descrição dos conteúdos aprendidos na disciplina foi sensacional. Seu blog está lindo!!! Continue com ele!!!😉

    ResponderExcluir
  8. Achei que resumiu bem o conteúdo dado até agora e realmente mostrando que o docente precisa aprender a usar a tecnologia a seu favor, para não ficar para trás.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Daniele! Gostei muito do seu relato. Concordo com você quanto ao fato de a disciplina ser muito enriquecedora, por utilizarmos a internet em diversos momentos do nosso cotidiano, acreditamos saber tudo, quando na realidade há muitos mais recursos desconhecidos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Daniele! Parabéns pelo blog, ficou bem feminino!

    Gostei bastante das suas reflexões e da atividade de fotografia! O google está sempre buscando maneiras de inovar e trazer possibilidades de uso da ferramenta para os professores :)

    ResponderExcluir

Blogger templates